quarta-feira, 6 de abril de 2011

A importância da Fisioterapia na Reabilitação de Idosos

Hoje eu estava atendendo os meus pacientes (lindos por sinal) e fiquei observando-os e observando os outros idosos que estavam ao nosso redor, e pensei: "Engraçado como a vida é, quando crianças aprendemos a andar, sentar e levantar da cadeira, subir e descer escadas, deitar e levantar da cama, segurar o xixi... nos tornamos adultos e nem nos damos conta da importância que essas pequenas coisas tem na nossa vida! Envelhecemos e "desaprendemos" subir e descar escadas, segurar o xixi, deitar e levantar da cama, subir e descer escadas, andar..."
Alguns ficam extremamente aborrecidos com tudo isso, e se isolam em casa, ficam de mau humor, reclamam o tempo todo da vida. Outros percebem que tudo isso faz parte de uma nova fase da vida, e reaprendem a viver de uma nova maneira, procuram reaprender tudo aquilo que não sabem mais fazer.
A Fisioterapia é uma grande aliada para estes que não desistem da vida e querem viver com qualidade. Reensinamos a andar, sentar e levantar da cadeira, segurar o xixi, subir e descer escadas, deitar e levantar da cama...
Para aqueles que felizmente ainda não perderam essas funções, prevenimos as complicações que podem aparecer.
Basta que haja vontade do paciente de aprender e do Fisioterapeuta de ensinar, com carinho, amor e alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário